Regulamento

BASES

O I Prêmio IFSC de Literatura é um projeto coordenado pelo servidor Rodrigo Domit, do câmpus Jaraguá do Sul – Rau – Geraldo Werninghaus, financiado pela Pró-Reitoria de Extensão do IFSC através do Edital 11/2016 – Mostra de Arte e Cultura Didascálico.

A participação é livre e gratuita a todos os residentes no estado de Santa Catarina, contanto que estejam de acordo com todas as regras definidas neste regulamento.
Os participantes serão divididos em quatro categorias: estudantes do IFSC, servidores do IFSC, comunidade geral com idade até 21 anos, comunidade geral com idade superior a 21 anos.
Todos os participantes menores de 18 anos de idade devem obter autorização de um responsável para inscreverem-se neste concurso.

Serão recebidos para avaliação textos autorais, em prosa (contos e crônicas) ou verso (poemas), de tema livre, nunca antes publicados em formato livro (os textos podem ter sido publicados na internet e/ou outros formatos digitais).
Também serão aceitas ilustrações, fotografias e outros trabalhos autorais, com o objetivo de serem avaliadas para compor a capa da coletânea.

As obras literárias serão avaliadas pelo coordenador do projeto, pelo premiado escritor André Kondo e pelo jornalista e escritor Edgar Borges.
As ilustrações serão avaliadas pela equipe de execução do projeto.


INSCRIÇÕES

TEXTOS

  • As inscrições dos textos serão realizadas exclusivamente mediante o preenchimento e envio, até as 23h59 do dia 20 de novembro de 2016, do formulário disponível no seguinte endereço: http://premioifsc.blogspot.com.br/p/inscricoes.html
  • Cada autor(a) pode inscrever-se com até 3 (três) obras de sua própria autoria e que nunca tenham sido publicadas em formato livro/impresso.
  • Os textos devem ser limitados ao máximo de 1000 caracteres, contando espaços, e também ao máximo de 25 linhas, contando eventuais linhas em branco entre os versos, estrofes ou parágrafos.


ILUSTRAÇÕES

  • As inscrições das ilustrações, fotografias e/ou demais materiais iconográficos, para possível composição da capa da coletânea, serão realizadas exclusivamente mediante o preenchimento e envio, até as 23h59 do dia 20 de novembro de 2016, do formulário disponível no seguinte endereço: http://premioifsc.blogspot.com.br/p/inscricoes.html
  • Cada autor(a) pode inscrever-se com até 3 (três) obras de sua própria autoria.
  • As ilustrações podem, a critério dos artistas, abordar temáticas literárias, baseadas em obras literárias, ou história da literatura. No entanto, a temática é livre.
  • As obras devem estar em alta resolução e devem ser publicadas na internet ou armazenadas em disco virtual (Google Drive, iCloud, etc). Apenas um link para a obra deve ser encaminhado através do formulário.
  • A coletânea será publicada em formato 10 x 15 cm. A ilustração pode estar neste formato ou em formato maior (e em alta resolução). Posteriormente, quando a capa for diagramada, será avaliado o enquadramento da imagem (apenas na frente ou frente e verso do livro) e a disposição da logomarca do Prêmio IFSC junto à ilustração.


SELEÇÃO

  • Os textos serão selecionados pelo coordenador do projeto, Rodrigo Domit, pelo premiado escritor André Kondo e pelo jornalista e escritor Edgar Borges.
  • A decisão da Comissão de Seleção, pautada em critérios objetivos e subjetivos (como todas as seleções de obras literárias), será soberana e irrevogável.
  • Será levada em conta a adequação às normas gramaticais, mas haverá espaço livre para a licença poética.
  • Os resultados serão divulgados no blog do concurso http://premioifsc.blogspot.com.br/ e enviados por e-mail aos participantes até o dia 05 de dezembro de 2016.
  • No total, 60 (sessenta) textos serão selecionados, sem ordem de classificação, para compor um Varal Literário a ser realizado no IFSC – Câmpus Jaraguá do Sul – Rau entre os dias 05 e 09 de dezembro de 2016.
  • Objetiva-se a escolha de 15 (quinze) textos de cada categoria. No entanto, a quantidade e qualidade dos textos inscritos podem incorrer em variações no número de textos selecionados em cada categoria.
  • Os 60 (sessenta) textos selecionados para o Varal Literário também serão organizados em coletânea a ser publicada com tiragem de 1000 (mil) exemplares.
  • Cada autor(a) selecionado(a), bem como o(a) autor(a) da imagem para a capa, receberá, a título de direitos autorais, 3 (três) exemplares da obra.
  • Os demais exemplares serão distribuídos gratuitamente às bibliotecas do IFSC e às bibliotecas e escolas públicas do município de Jaraguá do Sul e região.


DISPOSIÇÕES GERAIS

  • O coordenador do projeto ficará responsável pelo envio dos exemplares aos participantes pelos Correios, desde que estes indiquem corretamente um endereço para remessa durante o processo de inscrição.
  • Os participantes, ao enviar suas obras (literárias ou iconográficas), concordam com a cessão sem ônus, por prazo indeterminado, dos direitos de publicação e reprodução das mesmas, restrita exclusivamente à publicação da coletânea deste projeto, à realização do Varal Literário e à divulgação e eventual apresentação de relatório ou artigo científico baseado neste projeto de extensão.
  • Os participantes, ao enviar suas obras (literárias ou iconográficas), declaram-se responsáveis pela sua criação e detentores dos direitos autorais sobre as mesmas, isentando a organização da seleção de eventuais acusações de plágio ou outras relativas às obras.
  • Os menores de 18 anos comprometem-se a obter autorização de um responsável para participar do concurso e validar as declarações acima.
  • O projeto pode ser cancelado total ou parcialmente caso ocorra corte de orçamento, não gerando obrigação à coordenação do projeto ou à instituição, que se comprometem a entrar em contato com eventuais inscritos para esclarecer quaisquer dúvidas.
  • Quaisquer casos omissos ou outras situações decorrentes deste projeto serão discutidos e solucionados de maneira soberana e irrevogável pela equipe do projeto.
  • As dúvidas e sugestões podem ser encaminhadas para o seguinte endereço: ...@ifsc.edu.br .


Realização:







Apoio: